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[Tutorial] STEP GML - Movimento Simples

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[Tutorial] STEP GML - Movimento Simples

Mensagem por SuperGames em Seg Fev 07, 2011 6:52 am

STEP GML - Movimento Simples

Descrição:
Hoje estou iniciando a série de aulas Step GML, elas são aulas que encsinam simples e avançados movimentos feitos em GML, entam para iniciar começaremos com um movimento iniciante.
Nivel:Iniciante
Requer:GameMaker 6/7/8 Lite e Pro(Talvez as próximas aulas de Step GML usem versão só Pro)


Mario:Vamos aprender a andar como eu :-)???
SuperGames:Certamente hoje não...

Entam vamos começar, primeiro iremos fazer um movimento RPG bem simples, mais para iniciar nossas aulas como foi citado na descrição.

Mario:Entam vamos fazer logo este Mario & Luigi de NDS?
SuperGames:Eu disse já que não.
Mario:Mais você não disse que não iriamos fazer um jogo de min, você disse que não iriamos fazer o movimento meu.
SuperGames:Aff...

BORA PROGAMAR!!!!!!!
Primeiro você vai presicar de sprites de movimento RPG que são de direita, esquerda, cima e baixo e sem movimento de pernas, agora vamos progamar logo. Faça um novo objeto, coloque o sprite que quiser para ele, no Step coloque o seguinte codigo:
if keyboard_check(vk_up) then y-=alguma velocidade
sprite_index=sprite up
if keyboard_check(vk_down) then y+=alguma velocidade
sprite_index=sprite down
if keyboard_check(vk_left) then x-=alguma velocidade
sprite_index=sprite left
if keyboard_check(vk_right) then x+=alguma velocidade
sprite_index=sprite right
Pronto, isto fará um movimento simples, no próximo tutorial iremos trabalhar com o mesmo movimento, só que iremos melhora-lo como mecher as pernas.

Mario:Entendi como se faz, mais, cader o movimento de pular em RPG???
SuperGames:Sumiu...

EXPLICAÇÃO DO CODIGO
Ahã, quem achou que iria acabar o tutorial sem uma explicação? hem?
Parte ''keyboard_check'' serve para fazer que quando for pressionada alguma tecla.
A Parte ''vk_uma tecla'' serve para que a tecla, que neste caso não é letra nem número for pressionada, caso queira letra coloca no lugar ''(ord("Alguma Letra"))''.
A Parte ''then'' seve para que em seguida seja executada uma função.
A Parte ''y,x,- e +'' sevem para que a direção seja de umas das ''y e x'' marquem a direção reta e virada, e ''- e +'' para que sera para trás ou para frente.
A Parte ''sprite_index'' serve para que a tal sprite seja a do objeto.

Mario:No proximo tutorial iremos tamben aprender a pular no estilo RPG?:-)
SuperGames:Não!!!!

CREDITOS:
3-Obrigado MarkOvermarks por ter criado o GM se não existiria este tutorial.
2-Obrigado GMBR por existir para criar este tutorial.
1-Obrigado por todos que irão ler este tutorial.


Até!


Última edição por SuperGames em Seg Fev 07, 2011 6:09 pm, editado 1 vez(es)
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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples

Mensagem por Henrique_GJ em Seg Fev 07, 2011 11:46 am

esta bom aí!

ps.: esse forum não tem a função então você deve apagar aqueles codigos ou os iniciantes vao copiar eles também

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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples

Mensagem por † LORD MINUS † em Sab Fev 12, 2011 10:11 am

pera aí no tuto
mario disse:
Mario:No proximo tutorial iremos tamben aprender a pular no estilo RPG?:-)
pular estilo RPG?!ñ entendi... mas fora isso o tuto ta exelente
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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples

Mensagem por Henrique_GJ em Sab Fev 12, 2011 3:05 pm

uai, em jogos RPG normalmente não se pula, mas ninguem te impede de fazer um jogo de RPG que tenha pulo, vc não vai fazer um jogo assim ou assado porque o jogo é de RPG ou de plataforma, o importante é vc se expressar, expressar sua ideia, mostrar seu talento, e é claro, terminar o jogo ^^

mas se vc tiver vontade vc pode com certeza fazer um player que pule em um jogo de prg, inclusive fica bem mais legal

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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples

Mensagem por † LORD MINUS † em Sab Fev 12, 2011 3:28 pm

eu quiz diser que nunca vi um jogo de RPG o player pular e por isso achei estranho
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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples

Mensagem por Henrique_GJ em Sab Fev 12, 2011 3:55 pm

eu entendi, e foi por isso que eu disse, que não é porque o jogo é de RPG vc vai deixar de fazer alguma coisa que tiver vontade ^^ o importante é o troço ficar bom independentemente do que seja e do que usa ^^

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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples

Mensagem por SuperGames em Dom Fev 13, 2011 8:39 am

Já jogabar Mario e Luigi RPG?Eles pulam, vejam a engine da GMBR do lucas de pulo em top-down...
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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples

Mensagem por † LORD MINUS † em Dom Fev 13, 2011 8:53 am

eu falei que é incomum ñ disse que ñ existe deve existir (creio que ja vi de tudo) affraid O.o
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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples

Mensagem por luiz_100juizo em Dom Fev 13, 2011 5:43 pm

Henrique_GJ escreveu:eu entendi, e foi por isso que eu disse, que não é porque o jogo é de RPG vc vai deixar de fazer alguma coisa que tiver vontade ^^ o importante é o troço ficar bom independentemente do que seja e do que usa ^^
eu sei fazer só tem falhas na colisão

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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples

Mensagem por Henrique_GJ em Seg Fev 14, 2011 10:47 am

o jeito que eu faço é mó simples xD

supondo que o player pule pra cima (ta rindo do que? a camera pode estar virada xD) ai vc faz a mask do ponto onde ele esta desconsiderando o Z, o melhor seria um quadrado, ou um circulo, que ficasse no pe do personagem

ai vc poe no create

z = 0

e no draw

draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y - z)

ai pra fazer o player subir vc diminui o Z e vice-versa, se vc queira que o Z almente pra cima é só colocar y + z no lugar de y - z no y do codigo draw


aí tipo supondo pra fazer tipo um vspeed eu faria:

create: zspeed = 0
step: z += zspeed

ai vc almenta/diminui o z pro player subir/descer, e isso com a colisão perfect!

é bem facil até

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