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[tutorial] Que dia é hoje? E que horas são?

Mensagem por Galaxy Games em Sex Mar 23, 2012 4:36 pm

Eae gente! Tudo na mais perfeita paz? Depois de muito tempo sem acessar o forum (internet ruim, pc pior ainda), volto trazendo um tutorial que monstra funções que você não sabia que o Game Maker tinha. Quais são? Bem, você vai aprende-las agora.

Requerimentos:
Game Maker (jura?) PRO ou LITE
Nivel básico para mediano

As funções
Poucas pessoas sabem disso, mas o Game Maker possui uma função chamada "date", onde interage com a data e a hora de seu computador. Abaixo você vai ver todos esses códigos:

Código:
date_get_second(date_current_time()) //Segundos
date_get_minute(date_current_time()) //Minutos
date_get_hour(date_current_time()) //Horas
date_get_day(date_current_date()) //Dia
date_get_month(date_current_date() //Mes
date_get_year(date_current_date()) //ano

Onde eu posso utilizar essas funções?

Essas funções, podem ser utilizadas como por exemplo, em tabelas de "Melhores pontuações", para mini softwares estilo bloco de notas ou WordPad, para cronometros, gadgets como relógio (digital e analogico), calendarios e etc...

Iniciando
Para agente começar, observer o relógio de seu Windows, deu pra reparar que obviamante, a data e a hora é desenhada, a Microsoft usou um código "especial", mas como ninguem aqui é Bill Gates, vamos ter que fazer do nosso jeito, usando uma variavel e draw.

Vamos começar então!
Primeiramente, esse código assim como o score, life e etc, ele não desenha o seu valor automaticamente, e diferente dos outros, ele não é uma variavel, então precisaremos de uma para interagir com ele.
Primeiramente crie um objeto com o nome que preferir, esse objeto serar o nosso relógio. Escolha o que você quer monstra em seu relógio (minuto,horas, dia e etc...), os códigos para tudo isso estão no começo do tutorial, mas vou repeti-los:
Código:
date_get_second(date_current_time()) //Segundos
date_get_minute(date_current_time()) //minutos
date_get_hour(date_current_time()) //Horas
date_get_day(date_current_date()) //Dia
date_get_month(date_current_date() //Mes
date_get_year(date_current_date()) //ano
No meu caso, usarei todos eles.

Declarando uma variavel e adicionando os códigos:
Primeiro, no objeto criado, coloque o evento Create, e como dito antes,escolha o que deseja colocar, copie o código e adicione-o ao "Execute Code".
Para desenhar a hora e a data, precisaremos de uma variavel, bicho de 7 cabeças? Não, simplesmente coloque o nome da var antes do código seguido de "=", veja a imagem:

Antes da gente passar para o próximo passo, vou dar uma explicação do código:

Get A sua propria tradução já diz: Obter, ou seja, ele vai trabalhar com a hora/data do Windows.
Current Esse código diz que você vai começar a trabalhar com data, hora e etc (hora/data atual).

Desenhando:
Esse parte é uma parte fácil e o código quase todos ja conhecem, o draw text. Para os que não conhecem, abra o spoiler, para os que conhecem, não precisa abrir.

Spoiler:
Draw text é um código gml ultilizado para desenhar um texto definido pelo programador. Seu código básico é esse:
Código:
draw_text(posicaoX,PosicaoY,Texto)
O draw também possui códigos de personalização, você pode encontrar esses códigos dando uma pesquisada.
Para agente desenhar a hora e a data, crie o evento Draw e adicione o "Execute Code". Na janela do editor, digite esse código para cada grupo de informações (Dia, Mês e ano, Hora, Minuto e Segundo):

Código:
draw_text(posicaox,posicaoy,string(var1)+':'+string(var2)+':'+string(var3))

String: Diz que o que vai ser desenhado é uma string
':' Funciona como "e", por exemplo: Dia e Mes e Ano

Finalizando:
Para agente finalizar, crie uma room, adicione o objeto e ponha pra rodar! No final, o código vai ficar assim (pelo menos o meu):


Espero que tenham gostado do tutorial, e em breve vou fazer um explicando a como fazer um relógio analogico adicionando apenas +1 código (por variavel) e esses outros. Valeu a todos e até a proxima!

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Uma frase criada por mim: Azarado é o Super mario que estar sempre entrando pelo cano.
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