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[Tutorial] STEP GML - Movimento Simples
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[Tutorial] STEP GML - Movimento Simples
STEP GML - Movimento Simples
Descrição:Hoje estou iniciando a série de aulas Step GML, elas são aulas que encsinam simples e avançados movimentos feitos em GML, entam para iniciar começaremos com um movimento iniciante.
Nivel:Iniciante
Requer:GameMaker 6/7/8 Lite e Pro(Talvez as próximas aulas de Step GML usem versão só Pro)
Mario:Vamos aprender a andar como eu :-)???
SuperGames:Certamente hoje não...
Entam vamos começar, primeiro iremos fazer um movimento RPG bem simples, mais para iniciar nossas aulas como foi citado na descrição.
Mario:Entam vamos fazer logo este Mario & Luigi de NDS?
SuperGames:Eu disse já que não.
Mario:Mais você não disse que não iriamos fazer um jogo de min, você disse que não iriamos fazer o movimento meu.
SuperGames:Aff...
BORA PROGAMAR!!!!!!!
Primeiro você vai presicar de sprites de movimento RPG que são de direita, esquerda, cima e baixo e sem movimento de pernas, agora vamos progamar logo. Faça um novo objeto, coloque o sprite que quiser para ele, no Step coloque o seguinte codigo:
if keyboard_check(vk_up) then y-=alguma velocidade
sprite_index=sprite up
if keyboard_check(vk_down) then y+=alguma velocidade
sprite_index=sprite down
if keyboard_check(vk_left) then x-=alguma velocidade
sprite_index=sprite left
if keyboard_check(vk_right) then x+=alguma velocidade
sprite_index=sprite right
Pronto, isto fará um movimento simples, no próximo tutorial iremos trabalhar com o mesmo movimento, só que iremos melhora-lo como mecher as pernas.
Mario:Entendi como se faz, mais, cader o movimento de pular em RPG???
SuperGames:Sumiu...
EXPLICAÇÃO DO CODIGO
Ahã, quem achou que iria acabar o tutorial sem uma explicação? hem?
Parte ''keyboard_check'' serve para fazer que quando for pressionada alguma tecla.
A Parte ''vk_uma tecla'' serve para que a tecla, que neste caso não é letra nem número for pressionada, caso queira letra coloca no lugar ''(ord("Alguma Letra"))''.
A Parte ''then'' seve para que em seguida seja executada uma função.
A Parte ''y,x,- e +'' sevem para que a direção seja de umas das ''y e x'' marquem a direção reta e virada, e ''- e +'' para que sera para trás ou para frente.
A Parte ''sprite_index'' serve para que a tal sprite seja a do objeto.
Mario:No proximo tutorial iremos tamben aprender a pular no estilo RPG?:-)
SuperGames:Não!!!!
CREDITOS:
3-Obrigado MarkOvermarks por ter criado o GM se não existiria este tutorial.
2-Obrigado GMBR por existir para criar este tutorial.
1-Obrigado por todos que irão ler este tutorial.
Até!
Descrição:Hoje estou iniciando a série de aulas Step GML, elas são aulas que encsinam simples e avançados movimentos feitos em GML, entam para iniciar começaremos com um movimento iniciante.
Nivel:Iniciante
Requer:GameMaker 6/7/8 Lite e Pro(Talvez as próximas aulas de Step GML usem versão só Pro)
Mario:Vamos aprender a andar como eu :-)???
SuperGames:Certamente hoje não...
Entam vamos começar, primeiro iremos fazer um movimento RPG bem simples, mais para iniciar nossas aulas como foi citado na descrição.
Mario:Entam vamos fazer logo este Mario & Luigi de NDS?
SuperGames:Eu disse já que não.
Mario:Mais você não disse que não iriamos fazer um jogo de min, você disse que não iriamos fazer o movimento meu.
SuperGames:Aff...
BORA PROGAMAR!!!!!!!
Primeiro você vai presicar de sprites de movimento RPG que são de direita, esquerda, cima e baixo e sem movimento de pernas, agora vamos progamar logo. Faça um novo objeto, coloque o sprite que quiser para ele, no Step coloque o seguinte codigo:
if keyboard_check(vk_up) then y-=alguma velocidade
sprite_index=sprite up
if keyboard_check(vk_down) then y+=alguma velocidade
sprite_index=sprite down
if keyboard_check(vk_left) then x-=alguma velocidade
sprite_index=sprite left
if keyboard_check(vk_right) then x+=alguma velocidade
sprite_index=sprite right
Pronto, isto fará um movimento simples, no próximo tutorial iremos trabalhar com o mesmo movimento, só que iremos melhora-lo como mecher as pernas.
Mario:Entendi como se faz, mais, cader o movimento de pular em RPG???
SuperGames:Sumiu...
EXPLICAÇÃO DO CODIGO
Ahã, quem achou que iria acabar o tutorial sem uma explicação? hem?
Parte ''keyboard_check'' serve para fazer que quando for pressionada alguma tecla.
A Parte ''vk_uma tecla'' serve para que a tecla, que neste caso não é letra nem número for pressionada, caso queira letra coloca no lugar ''(ord("Alguma Letra"))''.
A Parte ''then'' seve para que em seguida seja executada uma função.
A Parte ''y,x,- e +'' sevem para que a direção seja de umas das ''y e x'' marquem a direção reta e virada, e ''- e +'' para que sera para trás ou para frente.
A Parte ''sprite_index'' serve para que a tal sprite seja a do objeto.
Mario:No proximo tutorial iremos tamben aprender a pular no estilo RPG?:-)
SuperGames:Não!!!!
CREDITOS:
3-Obrigado MarkOvermarks por ter criado o GM se não existiria este tutorial.
2-Obrigado GMBR por existir para criar este tutorial.
1-Obrigado por todos que irão ler este tutorial.
Até!
Última edição por SuperGames em Seg Fev 07, 2011 6:09 pm, editado 1 vez(es)
SuperGames- SEM POSTS
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Data de inscrição : 03/02/2011
Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples
esta bom aí!
ps.: esse forum não tem a função então você deve apagar aqueles codigos ou os iniciantes vao copiar eles também
ps.: esse forum não tem a função
Henrique_GJ- Admin
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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples
pera aí no tuto
pular estilo RPG?!ñ entendi... mas fora isso o tuto ta exelentemario disse:
Mario:No proximo tutorial iremos tamben aprender a pular no estilo RPG?:-)
Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples
uai, em jogos RPG normalmente não se pula, mas ninguem te impede de fazer um jogo de RPG que tenha pulo, vc não vai fazer um jogo assim ou assado porque o jogo é de RPG ou de plataforma, o importante é vc se expressar, expressar sua ideia, mostrar seu talento, e é claro, terminar o jogo ^^
mas se vc tiver vontade vc pode com certeza fazer um player que pule em um jogo de prg, inclusive fica bem mais legal
mas se vc tiver vontade vc pode com certeza fazer um player que pule em um jogo de prg, inclusive fica bem mais legal
Henrique_GJ- Admin
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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples
eu quiz diser que nunca vi um jogo de RPG o player pular e por isso achei estranho
Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples
eu entendi, e foi por isso que eu disse, que não é porque o jogo é de RPG vc vai deixar de fazer alguma coisa que tiver vontade ^^ o importante é o troço ficar bom independentemente do que seja e do que usa ^^
Henrique_GJ- Admin
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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples
Já jogabar Mario e Luigi RPG?Eles pulam, vejam a engine da GMBR do lucas de pulo em top-down...
SuperGames- SEM POSTS
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Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples
eu falei que é incomum ñ disse que ñ existe deve existir (creio que ja vi de tudo)
Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples
eu sei fazer só tem falhas na colisãoHenrique_GJ escreveu:eu entendi, e foi por isso que eu disse, que não é porque o jogo é de RPG vc vai deixar de fazer alguma coisa que tiver vontade ^^ o importante é o troço ficar bom independentemente do que seja e do que usa ^^
Re: [Tutorial] STEP GML - Movimento Simples
o jeito que eu faço é mó simples xD
supondo que o player pule pra cima (ta rindo do que? a camera pode estar virada xD) ai vc faz a mask do ponto onde ele esta desconsiderando o Z, o melhor seria um quadrado, ou um circulo, que ficasse no pe do personagem
ai vc poe no create
z = 0
e no draw
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y - z)
ai pra fazer o player subir vc diminui o Z e vice-versa, se vc queira que o Z almente pra cima é só colocar y + z no lugar de y - z no y do codigo draw
aí tipo supondo pra fazer tipo um vspeed eu faria:
create: zspeed = 0
step: z += zspeed
ai vc almenta/diminui o z pro player subir/descer, e isso com a colisão perfect!
é bem facil até
supondo que o player pule pra cima (ta rindo do que? a camera pode estar virada xD) ai vc faz a mask do ponto onde ele esta desconsiderando o Z, o melhor seria um quadrado, ou um circulo, que ficasse no pe do personagem
ai vc poe no create
z = 0
e no draw
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y - z)
ai pra fazer o player subir vc diminui o Z e vice-versa, se vc queira que o Z almente pra cima é só colocar y + z no lugar de y - z no y do codigo draw
aí tipo supondo pra fazer tipo um vspeed eu faria:
create: zspeed = 0
step: z += zspeed
ai vc almenta/diminui o z pro player subir/descer, e isso com a colisão perfect!
é bem facil até
Henrique_GJ- Admin
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