100% Game Maker
Por favor cadastre-se ou faça login para que aprecie nosso site de maneira mais confortável, por favor mantenha nosso site fora de qualquer forma de Malware e respeite as regras
atenciosamente a Administração
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [Aviso]Primeiro Concurso da Gm100 ?
Seg Abr 09, 2012 4:01 pm por † LORD MINUS †

» [Vídeo-Tuto] Modelo de Jogo de Plataforma
Qui Abr 05, 2012 2:34 pm por † LORD MINUS †

» [Tutorial] Sombreamento - Photoshop CS5
Sex Mar 23, 2012 4:48 pm por Galaxy Games

» [tutorial] Que dia é hoje? E que horas são?
Sex Mar 23, 2012 4:36 pm por Galaxy Games

» [Jogo] EsKELetoN 2
Qua Dez 21, 2011 12:44 pm por † LORD MINUS †

» Tema Natalino Temporário
Seg Dez 19, 2011 1:48 pm por † LORD MINUS †

» [Jogo] Corrida Rumo Las Vegas
Seg Dez 19, 2011 8:02 am por † LORD MINUS †

» [Jogo] MiNuS 2 O Retorno !
Seg Dez 19, 2011 8:00 am por † LORD MINUS †

» [engine] Plataforma que se move
Seg Dez 19, 2011 7:58 am por † LORD MINUS †

Palavras chave

QUANTOS MAKERS JA PASSARAM POR AQUI?

[Tutorial] GML's-Parte 0-Iniciando

Ir em baixo

[Tutorial] GML's-Parte 0-Iniciando

Mensagem por SuperGames em Qui Fev 17, 2011 4:59 pm

GML's-Parte 0-Iniciando
Esté aula só é sobre informações básicas, a cada aula iremos aprende mais!

Olá pessoal, está é a primeira aula GML's, nesta parte/tutorial você irá aprender somente uma introdução/inicialização ao GML, isto quer dizer que só há informações a respeito do GML.

Para começar...
Antes de qualquer coisa, irei avisar a respeito de como é o formato dos códigos do GML, entam vamos lá!
Primeiro, vamos começar pela inicialização de códigos de casos. Ele é a famosa função if, mas o que é isto SuperGames?if meu caro é se em português, o if como disse no começo, ele serve para começar ações de casos.
Exemplo:
Código:
if keyboard_check(vk_left)
{
x=-2
}
else
{
x=-0
}
Mas ai você vai perguntar, o que fizemos aqui meu Deus!E O que é Else?Calma...irei exmplicar ainda nesta parte, mas não agora, irei explicar o que está ação fará.
Está ação faz que quando apertamos a seta esquerda o objeto ir para a esquerda na velocidade 2 e se não apertarmos a seta esquerda ficar parado.
Agora vamos partir para fazer ele mudar para o segundo caso, caso o primeiro não esteja sendo executado.
Está ação é o else(Usado no código de exemplo do if), eu já falei para o que serve acima, agora vou monstrar como o usa:
Código:
if action=1
{
sua.ação
}
else
{
outra.ação
}
Sim, é bastante semelhante ao anterior, isto porque é somente assim que posso fazer para eu usa-lo(Pelo menos é o que eu sei)
Pronto, agora eu sei que você já deve saber um pequeno básico, entam agora para terminar avisar que no caso de querer fazer algo que não seja de caso/iniciar ação, você pode colocar if no começo, mas neste caso recomendo não, não é porque não é para isto, é porque eu acho estranho, mas há casos que fica bom usar, até mesmo sem o else.

O Português no GameMaker, existe?Ou não existe?
Isto é algo que você deve saber, é muito importante, sim, ele existe, mas na forma de usos de váriaveis, mas o que é variaveis?Irei explicar em outras partes, no caso que você queira fazer algo como:
Código:
if apertar_tecla=esquerda
{
movimento=esquerda
}
Não irá dar certo, talvez se você criar a váriavel apertar_tecla e o movimento irá funcionar, menos o esquerda.

Onde posso usar os códigos GML?
Para começar, o GML só funciona no GameMaker, existe programas chamados por exemplo DS GameMaker, etc, mas creio que elas não usam GML, somente outras linguagens.
E Caso você queira digitar os códigos além de usar nos objetos, ai sim, você pode digitar códigos na pasta Scripts e nas Rooms.

Para finalizar a aula...
Eu desejo, boms estudos, e que quiser criticar algo, explicações erradas, comentários etc, pode falar a vontade, esou disposto á ouvi-lo e atende-lo...
E Não leia somente coisas que o intereça, leia tudo, atenciosamente, recomendo ler duas vezes ou mais para não ler errado.

Até!
SuperGames
SEM POSTS
SEM POSTS

Warning de usuario :
0 / 1000 / 100

Pontos : 2829

Ver perfil do usuário

Re: [Tutorial] GML's-Parte 0-Iniciando

Mensagem por Henrique_GJ em Sex Fev 18, 2011 12:04 pm

coemçou bem !!

muito bom o tuto, poderia ser maior, mas ja ajuda ^^

só que tem um erro:

if keyboard_check(vk_left)
{
x=-2
}
else
{
x=-0
}

cara, x-=0??? isso é ridiculo, o mais facil é não colocar o else que dara tudo no mesmo, se eu tenho X, ai eu tiro 0 de X, vai continuar a mesma coisa! vc deveria explicar por partes, ai vc faz um codigo so com o if e explica, depois vc faz um com else e explica, se não quem ler vai pensar que isso é necessario sendo que é um codigo que não ta fazendo nada

vc ja viu, que sem forun por ai ja tem quase 20 pessoas com propaganda do sitedosjogos na assinatura? eu andei procurando e achei

Henrique_GJ, lucas lunar, juao230, jose18, nicolas, lauro, ChrisNLBS, sr.donte, williammustaffa, juniorr452, !GO┴E!, freysun, paladini, jp_away, matB, tata139, itarodrigo, gustavo ferreira

e deve ter mais!

ps.: se vc esta colaborando com o sitedosjogos mi avisa Razz por favor ^^

ta esperando o que?

se vc tbm odeia o burrinho, coloca isso na sua assinaturinha ^^
Código:
[img]http://img714.imageshack.us/img714/9407/fanbaner.png[/img]se vc tbm odeia o burrinho, coloca isso na sua assinaturinha  ^^
Henrique_GJ
Admin
Admin

Warning de usuario :
0 / 1000 / 100

Pontos : 2882

Ver perfil do usuário

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: